Meu primeiro Macintosh®


Nada como voltar da casa da mãe com alguns presentes do passado. Perdi minha avó sábado passado. Ela nunca gostou de tristeza, nem eu. Eu até explicava o que os computadores e video-games faziam, tentando justificar o investimento dos meus pais, talvez, mas ela não ligava pra isso. Existem, de facto, um milhão de coisas pra aprontar na casa de seus pais quando a idéia é esquecer a dor da perda, ou amenizá-la. Eis o que fiz:

Lá estava eu empilhando caixas e fotos sobre a cama que já foi minha, no quarto que já foi meu, fuçando nas gavetas quando fui surpreendido pelo barulho de uma caixa de disquetes espatifando no chão. Era a caixa contendo os disquetes de instalação do meu primeiro Apple®. Um Macintosh® Classic IIsi, fez fama nos anos 90. Alguém lembra? Antes dos Quadra, Performa... Nas aulas de LOGO®, ainda nos anos 80, usei o irmão distante do IIsi. Seymour Papert era o mago da época. Parte da popularidade dos "PCs" da Apple está diretamente ligada ao fato de Dr. Papert e seus sócios terem criado um sistema de ensino organizacional que usava os computadores como ferramenta fundamental.
O fato de ter levado tudo isso em conta ao pegar a caixa do chão, diz muito sobre o tipo de criança que devo ter sido. Eu ganhei meu primeiro computador aos 9 anos, mexia no TK-85 de uma vizinha, usava um Apple II na escola, namorava um CP 400 color na UD (Lembra, Pai?), mas o computadorzinho Basic que era acoplado ao Atari veio primeiro. Eu e meu irmão ficamos um tempo sem comprar vinis, guardando grana para o CP 400, ou ao menos um TK-85. Enchemos o saco do Seu Antonio até que o Marçal da Brandani, um chegado da vila, apareceu na porta de casa perguntando se não estávamos interessados em comprar seu computador antigo. Dois dias depois...


O Dactarcomp tinha três programas instalados, um para "fazer música", um para programação Basic e um para desenho (imagine um Paintbrush tosco, bem tosco). E assim fui até chegar aqui. Com pedaços de computador espalhados pela casa. Placas queimadas, HDs emperrados, disquetes, CDs de backup... e até aprendi como "fazer música" no computador. Um dia conto como expliquei para a família inteira a idéia de ter uma orquestra inteira num único chip. Devo ter sido uma criança bem esquisita, mas quem não foi?

Só uma observação: Ganhei meu primeiro Macintosh® do meu pai de intercâmbio, Mr. Paul Williams, em 96. O segundo, um Performa com 500 megas de HD (WTF?), eu comprei via Recycler. You see, Paul. I've been down with Jobs and Co. since they weren't making any cake!

Música perfeita para posts nostálgicos: Nas, Memory Lane, do álbum perfeito (Illmatic).

No comments: