Smartphones?


Em algum lugar do passado, numa dessas rimas que a gente decora só de ouvir na televisão uma vez e depois esquece de novo, mas de repente como um código perdido em linguagem de máquina, nos lembramos de algum fragmento e ela nos aterroriza ainda mais e nos perguntamos: Pra que lembrar disso? Em algum rap dos anos 90 um MC dizia: I'm always on the move, hon. Hit me on my box! (Estou sempre na correria, mina. Me dê uma bipada!). O termo "box" é usado pra tanta coisa em inglês de rua. Pode significar televisão, beeper, celular...já que o assunto é esse, assim como o rapper dos anos 90 que criou a frase estou sempre na "correria". Por uma simples questão de aritmética, talvez não, o branch correto é matemática financeira (sue me!), acabei me interessando por ao menos três dos ditos "smartphones". Um deles, o Blackberry, tem sistema próprio de "push-mail", paga-se uma taxa única e seus emails, assim como mensagens de texto, aparecem na tela principal do aparelho acompanhada de um aviso sonoro customizável para que você separe mensagens de trampo das demais...já os modelos da Nokia da série E são Symbian, uma plataforma com a qual eu já tenho alguma experiência e além disso roda programas de outros desenvolvedores, o Blackberry Connect por exemplo....entendem pra onde vai a conversa? Você compra o mesmo celular de diferentes fabricantes, já teve essa impressão? O terceiro só deve estar disponível por aqui no começo do próximo ano, mas assim como o que escolhi ele terá menos da metade dos serviços/funções (que ele é capaz de realizar) liberados por operadoras daqui. Alguém gritou Iphone aí?
Minha escolha não importa muito, mas já que tenho algum controle sobre essa mídia devo pedir que escolham seus smartphones da maneira mais sensata possível. Alguns desenvolvedores colocam updates mensais para os OSs de seus modelos mais novos, na real updates dos modelos que foram lançados com algum bug...uh! Aqui vão três consideracões sobre serviços, smartphones e operadoras no Brasil:

1) Se puder, escolha um aparelho que possibilite conexão Wlan (Wi-Fi), ou qualquer outro nome que inventarem para redes de Internet sem-fio. 3G no Brasil é piada, mas um aparelho com Wi-Fi permite que você não seja escravo/vítima de sua operadora para uso de internet todo o tempo.

2) Adquira um plano de dados adicional, se o aparelho escolhido não possibilitar uso de Wi-Fi. Saiba que 1 megabyte (1000k) costuma custar quase R$7,00 num plano médio de dados e cerca de R$0,05 por kbyte baixado num aparelho sem plano algum. Você vai querer pagar R$50,00 por uma mega de informação baixada?

3) Os serviços de Video Call e Voip são quase inexistentes no Brasil. Parece que uma empresa chamada VONO tem um plano legal, mas é preciso pesquisar. Tenho usado um software chamado Fring que unifica contatos do Skype, MSN Messenger, Google Talk, mas ainda é beta e tem uns bugs bem estranhos, não me deixa mudar meu online status. Lembre-se I'm always on the move, hon! Também não me deixa escolher uma conexão, entra automaticamente via EDGE ou GPRS. Uma vez logado eu preciso reconfigurar os serviços para usar uma rede Wi-Fi local.

Resumindo: não adianta muito adquirir um smartphone quando se está rodeado por operadoras burras e fabricantes que dependem de programadores independentes/consumidores para "afinar" o produto, ou que não possuem um time local de desenvolvedores a postos num mercado crescente como o nosso. RIM, Nokia, Sony Ericsson...deveriam trabalhar com as operadoras, mas já ouvi que a maioria trabalha "para", não com. O lucro maior sobre as vendas fica com quem? Esse jogo é bem parecido com o jogo do mercado fonográfico.
Nenhuma das operadoras parece entender os serviços que vende, ou poderia vender. O E61 da Nokia tem Wi-Fi e é mais barato que o E62, vai entender! Dizem por aí que o E61 nem foi lançado direito nos EUA, pois as operadoras de lá não teriam como oferecer um serviço de rede mais convidativo que a internet gratuita dos tantos hotspots de lá. Por isso apenas meses depois de seu lançamento foi substituído pelo E62, que curiosamente não possibilitava conexões Wi-Fi...por aqui tem operadora travando até sinal bluetooth de aparelho pré-pago...Um novo Blackberry chamado Curve tem Wi-Fi, mas vai custar caro por aqui. Um outro Blackberry, 8830, também tem tudo o que o Curve tem (video, mp3...), mas por lá com um plano de dois anos custa quase US$500,00. Uma coisa é certa: foi se o tempo em que um smartphone era marketeado para o pessoal de terno e gravata somente. Que meus amigos de terno e gravata não se aborreçam. Trampei num banco por 5 anos, mas como diria Nas: I'm Not Going Back!

No comments: